Foto: www.semanaonline.com.br
Quando chegamos próximo aos 40 anos, os cuidados com a saúde devem ser mais intensos.
Já não podemos mais comer tudo o que queremos, na quantidade que queremos, na hora que queremos.
Um dos principais motivos para começar a se preocupar mais com o corpo é que, nesta fase, as alterações hormonais tornam-se muito intensas. A distribuição da gordura passa a ser mais intensa na região da barriga, trazendo sérias preocupações para a estética e para a saúde. Portanto meninas, mantenham olhos bem abertos!!!
Uma visita a um nutricionista é super importante para o seu acompanhamento nesta fase de vida. Só ele pode indicar a melhor dieta e quantidades de alimentos que podem e devem ser ingeridos no dia-a-dia.
Porém, para quem não tem condições de acompanhamento com estes profissionais, indico algumas alternativas, que já são de conhecimento de todas, para auxiliar no controle de peso e na qualidade de vida:
1. Começe seu dia com uma porção de carboidrato. De prefência para alimentos integrais, como pão feito com grãos, aveia, linhaça. Eles dão energia para o desempenho das diversas atividades diárias, como trabalhar, levar as crianças na escola, estudar, cuidar da casa...
2. No almoço, prefira o consumo de carnes magras, em pequena porção (mais ou menos do tamanho da palma da mão), acompanhado de legumes e verduras, além de uma outra pequena porção de carboidratos (pão, arroz, macarrão com molhos magros).
3. Á noite, jante como "um mendigo". Alimente-se a base de frutas e verduras. Além de ser mais leve, tornando a noite de sono mais tranquila, ainda contribui para o controle do peso.
4. Não se esqueça de acrescentar uma porção de frutas secas no seu dia, além de leite e derivados magros, que contribuem para a manutenção dos ossos. (1 castanha do pará e 2 copos de leite desnatado/dia, são boas opções).
5. Beba bastante água. Ela elimina as toxinas do organismo, melhora a circulação, a pele, além de dar muita sensação de saciedade. Para quem trabalha em escritório, é sempre bom ter uma garrafinha próxima, assim, você não esquece de se hidratar.
6. Diminua para um dia da semana o consumo de açúcar, refrigerantes, alimentos industrializados, alimentos gordurosos, que além de engordar pode contribuir para o surgimento da diabetes e outros males.
Enfim, mesmo que não tenha necessidade em perder peso, pense nas contribuições que estas pequenas ações trarão para seu bem estar físico e emocional.