terça-feira, 30 de abril de 2013

DIETAS MULHERES + D 40



Quando chegamos próximo aos 40 anos, os cuidados com a saúde devem ser mais intensos.
Já não podemos mais comer tudo o que queremos, na quantidade que queremos, na hora que queremos.
Um dos principais motivos para começar a se preocupar mais com o corpo é que, nesta fase, as alterações hormonais tornam-se muito intensas. A distribuição da gordura passa a ser mais intensa na região da barriga, trazendo sérias preocupações para a estética e para a saúde.  Portanto meninas, mantenham olhos bem abertos!!!
Uma visita a um nutricionista é super importante para o seu acompanhamento nesta fase de vida. Só ele pode indicar a melhor dieta e quantidades de alimentos que podem e devem ser ingeridos no dia-a-dia.
Porém, para quem não tem condições de acompanhamento com estes profissionais, indico algumas alternativas, que já são de conhecimento de todas, para auxiliar no controle de peso e na qualidade de vida:
 
1. Começe seu dia com uma porção de carboidrato. De prefência para alimentos integrais, como pão feito com grãos, aveia, linhaça. Eles dão energia para o desempenho das diversas atividades diárias, como trabalhar, levar as crianças na escola, estudar, cuidar da casa...
 
2. No almoço, prefira o consumo de carnes magras, em pequena porção (mais ou menos do tamanho da palma da mão), acompanhado de legumes e verduras, além de uma outra pequena porção de carboidratos (pão, arroz, macarrão com molhos magros).
 
3. Á noite, jante como "um mendigo". Alimente-se a base de frutas e verduras. Além de ser mais leve, tornando a noite de sono mais tranquila, ainda contribui para o controle do peso.
 
4. Não se esqueça de acrescentar uma porção de frutas secas no seu dia, além de leite e derivados magros, que contribuem para a manutenção dos ossos. (1 castanha do pará e 2 copos de leite desnatado/dia, são boas opções).
 
5. Beba bastante água. Ela elimina as toxinas do organismo, melhora a circulação, a pele, além de dar muita sensação de saciedade. Para quem trabalha em escritório, é sempre bom ter uma garrafinha próxima, assim, você não esquece de se hidratar.
 
6. Diminua para um dia da semana o consumo de açúcar, refrigerantes,  alimentos industrializados, alimentos gordurosos, que além de engordar pode contribuir para o surgimento da diabetes e outros males.
 
Enfim, mesmo que não tenha necessidade em perder peso, pense nas contribuições que estas pequenas ações trarão para seu bem estar físico e emocional.
 

 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

INFARTO NA MULHER + D 40 ANOS

Mulheres, atenção com a saúde!

 

Infarto na Mulher

Nos últimos tempos, a incidência de infarto do miocárdio nas mulheres aumentou assustadoramente. No Brasil, mulheres com mais de 40 anos, apresentam as mais altas taxas de doenças do coração da América Latina, superando o índice de mortalidade de tumores de útero e mama juntos. As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço de todas as mortes de mulheres no mundo. São cerca de 8,5 milhões de mortes por ano.

As doenças como infarto e acidente vascular cerebral (derrame), sempre foram mais comuns nos homens até pouco tempo atrás. O infarto afeta cada vez mais mulheres e cada vez mais cedo.

Existem diversas justificativas que podem explicar os motivos pelos quais ocorreram essas mudanças. A mudança do comportamento e estilo de vida das mulheres alterou significativamente a qualidade de vida nas mulheres. O aumento da responsabilidade também é um dos principais motivos. Cerca de 45% das mulheres são chefes de família no Brasil, muitas delas ocupam cargos de liderança no trabalho, antes restritos aos homens.

A hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, menopausa, tabagismo, obesidade, sedentarismo, stress e depressão, são os grandes causadores do problema. O risco cardiovascular para mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional é seis vezes maior para ocorrer um infarto.

Além das justificativas referidas acima, existe um fator agravante para o infarto na mulher, relacionado a dificuldade de diagnosticá-lo. Existe a possibilidade de que o aumento do diagnóstico do infarto na mulher, tenha uma parcela de contribuição na estatística do aumento da porcentagem da doença.

Os sintomas de infarto na mulher geralmente são diferentes dos homens, o que dificulta o diagnóstico e retarda o tratamento. No homem, o infarto se caracteriza principalmente por dor no peito, enquanto nas mulheres em geral, surge palpitação, falta de ar e mal-estar, desconforto digestivo, dores nas costas, etc. Muitas vezes os médicos podem interpretar os sintomas de um infarto, com sintomas relacionados à menopausa, stress ou crises de pânico.

Em geral, as mulheres demoram mais a procurar um médico quando se sentem mal, achando que não é nada grave, principalmente pelos sintomas se apresentarem de uma forma diferente dos homens.

O diagnóstico precoce de um infarto é fundamental para a sobrevivência e a diminuição de danos ao coração.
Em um estudo apresentado no American College of Cardiology, com três mil mulheres que tiveram eventos cardiovasculares (infarto, derrame, angina), mostrou que elas morrem mais, porque dificilmente recebem as mesmas análises e tratamentos dados rotineiramente nos homens.

Os autores concluíram que as mulheres têm duas vezes mais riscos de morrer de infarto após 30 dias que os homens. Existe uma tendência mundial de se elaborar protocolos de estudos somente para o sexo feminino.

O primeiro atendimento de uma suspeita de infarto deve ser feito em unidades de emergência, preferencialmente em unidades coronarianas. Existe um protocolo internacional de atendimento que deve ser seguido pelo médico, no qual uma série de procedimentos diagnósticos são realizados e para que o tratamento seja feito o mais rápido possível.

O tratamento do infarto é feito através de medicações via oral e venosa, assim como procedimentos invasivos (cateterismo e angioplastia se necessário). Quanto mais rápido e eficaz é o diagnóstico, melhor é o prognóstico (evolução da doença).

As orientações de prevenção são essenciais para todos, independente do sexo. Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos três vezes por semana, tenha bons hábitos alimentares, incluindo no cardápio frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais.

Não abuse de bebidas alcoólicas e não fume. Cuide do lado emocional. O stress e a depressão são nocivos ao coração. Faça avaliação médica regularmente e procure sempre um atendimento de emergência caso você não passar bem. Infelizmente o infarto não perdoa.

Dr. Sérgio Augusto Latuf - médico cardiologista

domingo, 28 de abril de 2013

MAQUIAGEM MULHERES + D 40 ANOS

Acima dos 40 é super importante a escolha correta da maquiagem. A pele já apresenta linhas de expressão, rugas, manchas e já não tem a mesma firmesa de antes.
Muitas mulheres, a partir desta idade, ou deixam de se maquiar constantemente, pois acreditam que os produtos irão destacar as imperfeições ou, em outros casos, passam a se maquiar em excesso para esconder estes mesmos defeitos.
Já existem vários produtos no mercado que ajudam a suavizar estas imperfeições e que também apresentam aspecto firmador, contribuindo muito para nossa auto-estima.
Vão aqui algumas dicas:

Pele: O indicado nesta fase são as bases líquidas ou cremosas, que contribuem muito para disfaçar as imperfeições. A maquiagem em pó deve ser evitada, pois destaca as rugas e marcas de expressão. Não esquecer claro, de que os produtos que serão utilizados durante o dia devem possuir filtro solar, com proteção mínima de 30.
Eu indico o produto ANTHELIOS UNIFIANT MOUSSE COM COR FPS 50:
É uma musse que se espalha perfeitamente e se transforma em pó, deixando a pele aveludada.
É ótimo, pois não deixa a pele com aquele aspecto de brilho, além de ser uma base com cor que se adapta a qualquer tom de pele, além de possuir fator de proteção solar 50.
Só não esqueça de utilizar o protetor, no mínimo, 2 vezes ao dia. Pela manhã e horário de almoço, sempre 30 minutos antes de se expor ao sol.

Olhos: Evite usar lápis na parte inferior do olho. Isso destaca as olheiras e bolsas, além de deixar o visual "caído". Uma boa dica é passar uma sombra de tom o mais próximo possível da pele, utilizar um delineador ou lápis marrom na raiz dos cílios superiores e uma boa quantidade de rìmel. Fica lindo!

Boca: Acho que na boca, em mulher de qualquer idade, sempre deve haver cor. Isso realça a beleza da mulher. A cor pode ser o vermelho, vinho, rosa, uva, ou um belo cor de boca. Fica a seu critério...

Use a abuse maquiagem, para ficar mais bonita e ser feliz!






A CHEGADA AOS 40 ANOS

Para algumas mulheres, a chegada aos 40 anos pode ser considerada uma coisa terrível.
A pele começa a perder o viço, o corpo a perder as formas sensuais, os cabelos já não tem o mesmo brilho, já não chamamos mais tanta atenção aos olhares alheios e, da noite para o dia, todos começam a nos chamar de senhora!
É nesta fase que as mulheres se sentem mais inseguras perdendo sua auto-estima.
Porém, a moda, novos cosméticos disponíveis no mercado, pílulas, cirurgias plásticas, programas de televisão, livros, dança, etc, prometem ajudar as mulheres a passar por esta fase, com muito mais tranquilidade.
Este blog tem o objetivo de juntar, em um mesmo local, várias dicas disponíveis em revistas e Internet, buscando auxiliar as mulheres com mais de 40 anos perceber que podemos, sim, ser felizes em qualquer idade.

E como diria um velho ditado: Tudo passa...tudo de bom e tudo de ruim.
Que bom!!!